domingo, 11 de março de 2012

Vieira do Minho - Terra de Sonhos





Vieira do Minho é o segundo concelho mais montanhoso do distrito de Braga. A antiga Vernária (primeiro nome de Vieira), recebeu foral de D. Manuel I a 15 de Novembro de 1514. Ocupa uma área de 216,2 quilómetros quadrados sendo limitado a Norte por Amares, Terras de Bouro e Montalegre; a nascente por Montalegre e Cabeceiras de Basto; a sul por Fafe e a poente pela Póvoa de Lanhoso.

Um pouco de história...

De origem antiga, como o atestam inúmeros elementos arqueológicos, as freguesias que atualmente integram Vieira do Minho, pertenceram a vários concelhos, termos, coutos e vilas, hoje extintos.
A antiguidade da ocupação humana das terras que hoje integram o concelho de Vieira do Minho pode ser atestada pelos inúmeros testemunhos arqueológicos que podem ser vistos no concelho, com particular destaque para a área da Serra da Cabreira, território ocupado desde a pré-história e as localidad
es de Salamonde e Ruivães, onde a presença militar de diferentes povos, com destaque para os romanos, atestam o valor estratégico desta área no controle das principais vias de penetração na província. As mamoas, menires, gravuras rupestres, fojos medievais, necrópoles neolíticas, povoações romanas, castros, além de vários utensílios de barro, ferro e outros metais, são exemplos do filão arqueológico da região.
Da época romana ainda existem alguns vestígios de alguns troços da via XVII do itinerário Antonino que liga
va Braga, Chaves e Astorga, e vestígios de antigos povoados dessa época.
Pela extrema importância na estratégia militar, a região sofreu os efeitos da penetração dos diversos povos que invadiram a península. De fato, este seu pendor para o envolvimento na guerra determinou igualmente que Vieira se envolvesse nas guerras liberais, presenciando Ruivães duros combates entre liberais e absolutistas, e pouco depois, em Abril de 1846, Vieira entusiasma-se com o movimento popular da “Maria da Fonte”.

Em 29 de Maio de 1933 pelo decreto nº 22592 o concelho de Vieira passa a denominar-se Vieira do Minho. Foi criada a freguesia de Vieira do Minho que agregou ainda as povoações de Ponte, Cuqueira, S. Roque, Portas, Azevedo, Saguinhedo, Costa, Entre Devesas,Rio, Sapinhos e Vila Seca. Atualmente o Município de Vieira do Minho possui a área total de 218 Km2, distribuídos por 21 freguesias com a população total de 15 775 habitantes (censo de 2001), apostando no seu desenvolvimento através do Turismo e do aproveitamento sustentado dos seus amplos recursos naturais, culturais e patrimoniais.

Pontos de interesse a não perder!!!

São vários os pontos de atração que fazem de Vieira do Minho um local privilegiado que oferece a todos aqueles que a visitam momentos de lazer e contato com a natureza únicos.
A preservação dos costumes agrícolas e artesanais propicia o contato direto com meios de produção típicos da região, como os moinhos e os teares.Ao nível gastronómico, para além do delicioso queijo e do inconfundível mel, quem passa em Vieira do Minho não pode deixar de apreciar alguns dos pratos típicos da região como o Cabrito e a Vitela Barrosã.

Serra da Cabreira

No entanto, nada é mais atraente nesta região do que as paisagens naturais, nomeadamente na imponente Serra da Cabreira, onde a fauna e a flora são exuberantes. Ao longo de toda a Serra, é possível não só observar animais no seu meio natural, mas também lagoas cristalinas formadas a partir de águas frescas e límpidas.




Aldeia Turística de Agra


Vieira do Minho é também rica em termos culturais abarcando diversas aldeias históricas. Exemplo de uma dessas aldeias é Agra, constituída por um conjunto de habitações onde a traça original foi conservada.






Albufeira do Ermal (Teleski)